quinta-feira, 20 de novembro de 2008

~ Os Regimes Totalitários.



Chamamos de regime totalitário, fascismo ou totalitarismo a forma de governo autoritário em que o chefe do Estado (governante) tem total controle sobre as leis e centralisa todo o poder em suas mãos. Regime oposto á democracia, no fascismo não há liberdade de expressão ou opinião. O governo controla a imprensa e só permite a existência de um partido político. Toda a oposição ao regime é proibida e eliminada com violência e repressão. Foram exemplos de Estados Fascistas, a Alemanha, durante o período nazista de Hitler e a Itália do fascista Mussolini.

O Fascismo na Itália
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Itália investia apenas na indústria pesada, e não dava importância ao setor agrícola. Logo ocorreu a queda da produtividade e, consequentemente, o aumento dos preços (inflação); assim estava instalado uma típica crise pós-guerra neste país.

Neste contexto é fundado o Partido Nacional Fascista (1921), do qual Benito Mussolini era participante. Os membros do partido, conhecidos como 'camisas negras', ogarnizaram a manifestação 'Marcha Sobre Roma', através do qual queriam a tomada do poder por Mussolini.

A liderança de Mussolini ganhou o apoio tanto da classe trabalhadora, quanto da burguesia.



Por parte dos operários industriais, pois eles estavam descontentes com a monarquia, sofriam com a crise do pós-guerra, preocupavam-se se a crise pudésse fortalecer as idéias socialistas, além de que achavam que Mussolini seria capaz de defender os interesses da classe trabalhadora. Assim apoiavam a formação de um estado autoritário.



Já a burguesia queria um governo forte, capaz de controlar a classe operária e recuperar a economia do país.


Podemos dizer que duas ferramentas foram essenciais para o fortalecimento cada vez maior do Fascismo : a propaganda e a educação. Por meio das propagandas, havia forte influência nacionalista, já a educação estava voltada para o desenvolvimento da disciplina e da militarozação dos jovens.


O Fascismo na Alemanha : Nazismo!

Assim como havia o fascismo de Mussolino na Itália, havia o fascismo de Hitler ( considerado o mais cruel dos ditadores do século ), mais conhecido como Nazismo.

Era um sistema muito parecido com o sistema italiano : utilizava a propaganda e o nacionalismo para fortalecer o regime, além do que nos dois, o contexto pós-guerra favoreceu á ascensão e consolidação dos poderes totalitários. Na alemanhã ainda havia outro motivo que favorecia o governo de Hitler : Tratado de Versalhes, imposto no fim da Primeira Grande Guerra, o qual considerava a Alemanha culpada pela guerra, impunham determinações á ela, como pagamento de indenisações, perca de territórios e desarmamento, isto gerou um sentimento de revanche dos alemães e dificultava o crescimento econômico do país.

A partir daí, surgiram dois grupos de pensamentos diferentes sobre o fututo político alemão : Um deles defendia a implantação do socialismo, e o outro pensava na aplicação do totalitarismo, o qual em 1919 fundou o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou simplesmente Partido Nazista, que era dirigido por Hitler.

Vale lembrar que os nazistas eram totalmente contra a idéia socialista, ou qualquér tipo de idéia oposta ao sistema autoritário, e até por isso haviam perseguições á judeus, socialistas, homosexuais, ciganos, ou de qualquer cultura ou religião diferente da imposta por eles.

Em 1933 Hitler era Primeiro Ministro, ou Chanceler da Alemanha, como eles diziam. Em 1934, quando morreu o presidente Hundenburg, Hitler se tornou o líder absoluto na Alemanha. Logo implantou medidas para iniciar o Nazismo no país, tais como :

- Aliança com Benito Mussolini;

-Reconstrução do exército alemão e investimentos em armamentos;

-Expansionismo que usava a projeção do Nazismo pela Europa;

-Projeto de educação aos jovens, visando o militarismo e nacionalismo;

-Imposição de um único partido;

-Dissolução de partidos políticos e de sindicatos operários;

-Criação da Gestapo, que reprimia qualquer tipo de oposição ao governo nazista;

-Perseguição a minorias, seja por motivos políticos (Democratas e Comunistas), seja por descriminação étnica (judeus, homosexuais, negros e ciganos);

-Entre outros ...'

Assim o nazismo se expandiu pela Alemanha, e só acabou no fim da Segunda Guerra Mundial, juntamente com a morte de Hitler.














Nenhum comentário: